quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

"Atividades de leitura com e na BE"

Dado o tema da Semana da leitura proposto pelo PNL ser “O mar” a BE dinamizou sessões de sensibilização para a leitura, para toda a escola, com base no conto “O polvo Coceguinhas” da autoria de Ruth Galloway, publicado pela Biblioteca Municipal de Murça em que o fundo do mar é dado a conhecer a partir de imagens acompanhadas da canção “O Fundo do Mar”, do CD de música “A Ilha das Cores”. Se quiseres recordar ou ficar a conhecer o trabalho apresentado na Hora do Conto na Biblioteca de Murça clica aqui.
Tendo como principal objetivo a compreensão do essencial em textos escutados e lidos e a concretização da atividade de escrita criativa com o fim da escola participar no “Escreve e… conta V” (atividade do AVEOS promovida pela BE), após assistirem à apresentação do conto as crianças do Pré deram a conhecer o que sabiam sobre o mar e fizeram o reconto oralmente. Os alunos do 1º ciclo responderam a um questionário com base na dinâmica do Jogo/Desafio.

Em sala de aula deram asas à sua imaginação e surgiram trabalhos bem interessantes. Como exemplo aqui fica o trabalho realizado pela turma 47 (turma PCA), tendo por base uma das propostas de escrita criativa da autora Margarida Fonseca Santos - Palavra Puxa Palavra:

“O mar”
Um dia gostava de ir ao fundo do mar.
O mar grande e maravilhoso que tem muitas cores.
As cores são tão lindas! As cores são tão lindas! As cores são tão lindas!
Lindas são também as anémonas e os corais…
Corais brancos onde os peixes vão brincar.
Brincar é bom, tanto para as crianças como para os peixes!
Os peixes têm tantas formas e cores magníficas.

Vejam como ficou com ilustração:

Sem comentários:

Enviar um comentário